• Santa Maria Produções
  • Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Beneficência Portuguesa - SP
  • Editora Boa Nova
  • Roupalhaço - Macacão e boinas
  • Fernanda Martins - Ilustradora
  • Hospital Regional Sul
  • Hospital Santana
  • Hospital do Servidor Público Municipal
  • Évora Seguros
  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - IDPC
  • Promopress gráfica
contato@soulalegria.com.br Facebook

Em 2006 no HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal)  aconteceu uma história que mudou algumas vidas:

Dr. Miojo (personagem de Clerson Pacheco) estava atendendo o Pronto Socorro e foi convidado pela enfermeira, e amiga,  Lilian Fernandes, a visitar a UTI Pediátrica.

Convite aceito, ele foi para e quando chegou na porta da unidade, as enfermeiras de plantão pediram que ele não entrasse! "A Bianca está aqui", foi o que ele ouviu.

"Mas quem é a Bianca?", indagou.                                   

"É uma menina que tem medo de Papai Noel, de coelhinho da Páscoa". Ele perguntou: "E de palhaço?" "Sim, TambémEla convulsiona quando tem esses estímulos diferentes!" 

"Mas eu quero conhecer a Bianca!" Disse Miojo.

Dra Regina Corsini estava de plantão nesse dia e autorizou a entrada do "doutor", pois queria ver o que esse palhaço diferente poderia fazer. Dr. Miojo respirou fundo e começou a conversar com a Bianca,  da porta mesmo, de forma calma e muito carinhosa. A menina não podia vê-lo, devido a sua posição no leito. Sua mãe estava ao lado, fazendo carinho em seus cabelos e olhou para o rapaz dizendo que a Bianca adorava ser elogiada. Ótima dica, pensou.

Dr. Miojo começou falando, com "voz de criança", coisas alegres e divertidas. Quando entrou no campo visual da Bianca o tempo parou... as enfermeiras respiraram fundo, a médica parou seus afazeres e a mãe nem piscava, olhando fixamente para a filhatudo pareceu ficar em silêncio! Deve ter durado uns poucos segundos, mas pareceu uma eternidade, afinal a Bianca nunca recebia esse tipo de visita

E foi ai que que tudo aconteceu: a menina sorriu! Um sorriso lindo, cheio de vida e de alegria! O coração do Dr. Miojo batia cada vez mais forte. Era como se tivesse reencontrado uma amiga que não via anos! Os barulhos da UTI voltaram lentamente, as enfermeiras se olhavam com ar de indagação: Mas como ele consegui isso? A médica estava orgulhosa, tinha acertado e a mãe extremamente feliz.

Dr. Miojo e Bianca se tornaram amigos e a história do Dr. Palhaço que tentou, e conseguiu, visitar a menina que nunca recebia esses estímulos lúdicos, correu o hospital.

Um dia a médica chamou Dr. Miojo em um canto e pediu que ele nunca parasse de fazer as visitas, pois ele era a única referência masculina na vida daquela criança. Nenhuma outra pessoa, além da mãe, visitava a menina. 

As visitas aconteciam uma vez por semana, todas as segundas-feiras e isso durou seis anos!

Bianca faleceu na madrugada do dia 06 para dia 07 de março de 2012 e Dr Miojo e Clerson Pacheco,  estavam lá até o último minuto! Ela deixou uma saudade imensa, mas a certeza de que este trabalho continuará a levar esperança, alegria e conforto mesmo em uma UTI, que não é lugar de palhaço e nem de criança.

"Bianquinha eu te agradeço por todos os ensinamentos e sorrisos, com os quais você me presenteou a cada visita. Grato por me mostrar que é possível, pois quando a gente quer, SIM, é possível!" Torço para que um dia possamos nos reencontrar. (Clerson Pacheco - Dr. Miojo)

 

Assita ao vídeo que conta a história da Bianca clicando aqui.

Home Agenda Quem Soulmos Nossa Missão Doutores O que nos inspira Na Mídia Fotos Vídeos Soul Eventos Projetos Contato Parceios Santa Maria Produções contato@soulalegria.com.br
Quem Soulmos Nossa Missão Doutores