• Gráfica Promopress
  • Ateliê Lillica Decora
  • Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Beneficência Portuguesa - SP
  • Hospital do Rim
  • Hospital do Ipiranga
  • Residencial Geriátrico Santa Madalena
  • Hospital Regional Sul
  • Catharine Hill
  • Hospital do Servidor Público Municipal
  • Évora Seguros
  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - IDPC
contato@soulalegria.com.br Facebook

Em 2006, no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), aconteceu uma história que mudou a vida de algumas pessoas.

Dr. Miojo (Clerson Pacheco) estava atendendo voluntariamente o Pronto Socorro e foi convidado pela enfermeira e amiga,  Lilian Fernandes, a visitar a UTI Pediátrica.

A princípio ele não gostou muito da ideia, pois seu foco era o público adulto e idoso. Mas de tanto ela insistir, ele atendeu o pedido.

Chegando na porta da unidade, as enfermeiras de plantão pediram para ele não entrar! "A Bianca está aqui", foi o que ouviu.

"Mas quem é Bianca?", indagou.                                   

"É uma menina que fica assutada com o Papai Noel e com o coelhinho da Páscoa! Ela convulsiona quando tem esses estímulos diferentes!"  Respondeu uma das enfermeiras.

"Eu queria tanto conhecer a Bianca!" Disse Miojo, já indo embora, respeitando o direcionamento da equipe de enfermagem.

Dra Regina Corsini estava de plantão naquela noite e, vendo a cena, chamou de volta esse doutor diferente. Ela autorizou sua entrada pois queria ver se animava um pouco o setor. Dr. Miojo respirou fundo, aceitou o desafio e começou a conversar com a Bianca,  da porta mesmo, de forma calma e muito carinhosa. A menina não podia vê-lo, devido a sua posição no leito. Sua mãe estava ao lado, fazendo carinho em seus cabelos e olhou para o rapaz dizendo que a Bianca adorava ser elogiada. Ótima dica - pensou.

Dr. Miojo infantilizou a voz, começou a dizer coisas divertidas e lentamente foi caminhando pela UTI. Quando entrou no campo visual da Bianca, e ele encontrou os olhos da menina, o tempo parou, tudo ficou em silêncio. As enfermeiras prenderam a respiração, a médica parou seus afazeres e a mãe nem piscava, olhando fixamente para a filha. Deve ter durado uns poucos segundos, mas pareceu uma verdadeira eternidade, afinal a Bianca nunca recebia esse tipo de visita

Foi ai que que algo mágicaconteceu: a menina sorriu! Um sorriso lindo, cheio de vida e de alegria! O coração do Dr. Miojo batia cada vez mais forte. Os ruídos da UTI começaram a  voltar e as enfermeiras, maravilhadas, comentavam, como foi que ele consegui isso!? A médica estava orgulhosa, tinha acertado ao deixar o palhaço entrar, a mãe estava extremamente feliz, Bianca superou um medo, estava sorrindo e Clerson estava radiante, era como se tivesse reencontrado uma amiga que não via  anos!.

Dr. Miojo e Bianca se tornaram amigos e a história do palhaço que visitou a UTI Pediátrica correu o hospital.

Um dia a médica chamou Dr. Miojo e pediu que não parasse esse trabalho, pois ele era a única referência masculina na vida daquela criança. Só a mãe a visitava! 

Todas as segundas-feiras, por seis anos, Clerson esteve ali, animando o dia menina, contando histórias, levando presentes, fazendo festa e deixando bilhetes carinhosos, guardados até hoje por Maria José, mãe da criança!

Na madrugada do dia 06 para dia 07 de março de 2012 Bianca faleceu. Ela deixou uma saudade imensa, mas também a certeza de que este trabalho não vai parar de levar esperança, alegria e carinho mesmo em uma UTI, que não é lugar de palhaço e nem de criança.

Clerson é muito grato por todos os sorrisos, com os quais a Bianca lhe presenteou a cada visita. Por todos os ensinamentos que teve ao longo desse período. Grato por mostrar que todas as coisas são possíveis, pois quando a gente quer, sim, tudo é possível.

Ele continua visitando a UTI Pediátrica do HSPM até hoje!

Assita ao vídeo que conta a história da Bianca clicando aqui.

Home Agenda Quem Soulmos Nossa Missão Doutores O que nos inspira Na Mídia Fotos Vídeos Soul Eventos Projetos Contato Parceios Santa Maria Produções contato@soulalegria.com.br
Quem Soulmos Nossa Missão Doutores