• Santa Maria Produções
  • Ateliê Lillica Decora
  • Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Beneficência Portuguesa - SP
  • Roupalhaço - Macacão e boinas
  • Fernanda Martins - Ilustradora
  • Hospital Regional Sul
  • Catharine Hill
  • Colégio Cadem
  • Hospital do Servidor Público Municipal
  • Évora Seguros
  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - IDPC
  • Promopress gráfica
contato@soulalegria.com.br Facebook
01/06/2018

A história do Heitor | Dr. Drapo, Dras Barrigucha, Guti Guti e Pixuleca

Um dia cheguei ao escritório do Soul Alegria depois de um evento e tinha um recado na secretária eletrônica! Era uma tarde de agosto de 2017. Agenda lotada e muita coisa pra fazer.

Ouvi a mensagem que era de uma senhora chamada Aurea, pedindo para entrar em contato urgente! Passei uma mensagem pelo whatsapp e logo ela respondeu que queria ligar para falar e não teclar.

Liguei e nos falamos. Ela disse que era sobre uma visita realizada na BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo) feita pelos palhaços Drapo (Miguel Gentile), Barrigucha (Rita Correa), Guti Guti (Beatriz Augusti) e Pixuleca (Catarina Soares). Achei que algo tinha dado errado durante a intervenção. Ela me chamou para um café no apartamento dela e do esposo, Sr. Carlos, pois o assunto era importante.

Fui no dia e local marcado e ao chegar na porta do apartamento, D. Aurea e Sr. Carlos estavam de nariz de palhaço! Foi um alívio. Sentei no sofá para um café e eles me contaram sua história. Falaram do casamento, das duas filhas, das mudanças e andanças da vida e do filho Heitor. Mostraram fotos do menino desde o nascimento até os 4 anos de idade. Eu já estava inserido naquela família, já sabia de detalhes das viagens, festas e alegrias. E de repente a notícia de que 40 anos atrás eles sofreram um acidente de carro e o Heitor, então com 4 anos, faleceu! Foi uma ruptura na rotina da família, uma tristeza que não tinha fim, uma tragédia! Não pude evitar as lágrimas ao olhar as fotos ainda na minha frente, os pais ali comigo, se olhando com cumplicidade.

D. Aurea então me diz que todas as coisas desse amado filho foram doadas ao longo do tempo. Foi difícll, mas necessário fazer isso. Porém algo ficou guardado por 40 anos em uma caixa. Algo que era do Heitor e que, quando nossos palhaços entraram naquele quarto para visitar a filha mais velha do casal, trouxe uma luz para o coração dessa mãe. A caixa deveria ser doada ao grupo Soul Alegria. Por isso a minha presença ali, por isso recordar algo tão marcante e triste, por isso chamar um estranho, de um grupo de palhaços para um café!

D. Aurea se levantou e foi buscar a caixa. Sentou ao lado do esposo e ambos ficaram relutantes para abri-la. Afinal já fazia 40 anos! Abriram e de dentro tiraram um boneco de palhaço vestido de verde, com um olhar doce e inquieto, que durante a curta vida de Heitor, ficou pendurado em cima de seu berço e cama. Algo importante que fez parte da vida daquela família. A última lembrança física guardada daquele menino tão amado e que se foi tão repentinamente. D. Aurea, ainda limpando as lágrimas dos olhos, disse que quando viu aquele "quarteto de anjos" invandindo o quarto da filha, soube que o boneco havia ganhado um novo lar!

Eles doaram o paçhacinho para o Soul Alegria, que hoje está em nosso escritório em exposição permanente, e que ganhou o nome de Heitorzinho.

Durtante a formatura da turma 6 apresentamos a história e fizemos um Certificado para o menino Heitor e sua família.

Isso só aconteceu porque pessoas como o Miguel a Rita, a Beatriz e a Catarina, voluntários do grupo Soul Alegria, sairam do "piloto automático" e resolveram partir para a ação, resolveram voluntariar! Também porque um casal resolveu confiar essa relíquia de família para a gente, doando algo tão importante e marcante para eles.

Nossa gratidão pela confiança e carinho! 

Home Agenda Quem Soulmos Nossa Missão Doutores O que nos inspira Na Mídia Fotos Vídeos Soul Eventos Projetos Contato Parceios Santa Maria Produções contato@soulalegria.com.br
Quem Soulmos Nossa Missão Doutores